Super mês do turista!

Ofertas imperdíveis para você aproveitar o seu mês! Passagens Aéreas com até 35% OFF!

Por que Koh Mook é minha nova ilha tailandesa favorita

É um dos meus países favoritos no mundo, por mais básico que isso possa me tornar. Eu simplesmente não me canso deste país lindo, quente e fascinante. Desde a minha primeira visita em 2011, tenho feito o esforço de voltar a cada ano, e a cada nova visita, procuro conhecer uma nova parte do país.

No ano passado, era hora de visitar as ilhas Trang, e elas rapidamente se tornaram minha área favorita em toda a Tailândia.

E Koh Mook? Minha nova ilha favorita.

Koh Mook da balsa

Meu primeiro vislumbre de Koh Mook, do passeio de balsa até a costa. Sim, aquela praia parecia maravilhosa.

Eu amei nos dias anteriores que passei em caras Koh Ngai, mas eu estava animado para seguir em frente. Pular ilhas na Tailândia é um dos meus passatempos favoritos, então a perspectiva de conhecer um novo local sempre me faz pular em uma balsa de empolgação.

Koh Mook ficava a apenas 11 quilômetros de Koh Ngai, então chegamos à ilha em cerca de meia hora, chegando a um píer superlongo que se projetava para o oceano. Era um sinal de que a água ficaria muito rasa nessas margens.

Subimos de volta à terra firme e devo confessar que fiquei um pouco desapontado.

De perto, a praia não era nem de longe tão boa quanto a que havíamos deixado em Koh Ngai. Era um pouco rochoso e com um pouco de algas marinhas, e os rabos-compridos cobriam toda a extensão de areia. Ainda assim, as primeiras impressões não são tudo, então eu estava disposto a ter as minhas destruídas.

Mook Ing Lay em Koh Mook

A casa de hóspedes colorida em que eu estava hospedado em Koh Mook!

Uma das minhas atividades menos favoritas no mundo é caminhar por um país quente e úmido com uma mochila pesada, então foi um alívio descobrir que minha pousada ficava a três minutos de caminhada do cais.

Quando eu estava pesquisando sobre Koh Mook, eu me apaixonei pelas fotos da pousada Mook Ing Lay online, desmaiando sobre os quartos coloridos e modernos em um jardim repleto de palmeiras. Felizmente, eles eram tão adoráveis ​​pessoalmente.

E o dono da pousada também. Quando entramos na recepção, ela nos cumprimentou com um sorriso caloroso, nos encorajou a sentar e nos entregou um prato de manga e melancia frescas, que devoramos avidamente.

Após o check-in, ela nos mostrou nosso quarto, e fiquei encantado ao descobrir que o nosso era o rosa. Tínhamos uma pequena área externa para relaxar e, quando nos sentávamos nas espreguiçadeiras do terraço, ouvíamos o barulho das ondas quebrando.

Eu estava em Koh Mook para explorar a ilha, não para passar o dia todo relaxando no meu quarto, então larguei minha bolsa e fui direto para a aldeia.

Ruas de Koh Mook

Ao contrário de Koh Ngai, Koh Mook tem ruas e transporte motorizado e restaurantes que nem todos são propriedade de resorts, e eu imediatamente me apaixonei por sua vibração descontraída.

Peguei um milk-shake de abacaxi fresquinho em uma barraca – atividade que repetiria todos os dias pelos próximos cinco dias – e vaguei pelas ruas em busca de algo saboroso para o almoço.

Bem, aquelas primeiras impressões de Koh Mook desapareceram; Tive um bom pressentimento sobre esta aldeia.

Koh Mook parecia uma ilha na qual eu poderia passar muito tempo. Não estava lotado ou lotado de turistas, os habitantes locais foram ridiculamente acolhedores e a comida estava ótima também. Era a mais acessível das ilhas Trang, tanto em acomodação quanto em alimentação, e suas praias, no fim das contas, ainda eram muito boas, com pedras e algas marinhas e tudo.

koh mook beach

palmeiras koh mook

Após um delicioso almoço e passeio pela vila, nos aventuramos de volta à pousada para pegar nossas toalhas e ir para a praia.

A Praia de Sivalai era a praia que vimos quando nos dirigimos para Koh Mook – tranquila, deserta e a alguns minutos de nossa casa de hóspedes.

Como eu suspeitava, a água aqui era rasa e, quando vagamos pela areia, suspeitei que estávamos lá durante a maré baixa. Observei com curiosidade um casal caminhar cem metros mar adentro sem molhar os joelhos.

Colocamos nossas toalhas embaixo das palmeiras e lemos livros na sombra, parando ocasionalmente para observar os longtails trazendo os excursionistas de volta. Não era a praia mais incrível em que eu pisei na Tailândia, mas foi ainda muito bom.

O mais emocionante de tudo é que ficamos com a praia inteira só para nós nas três horas seguintes. Assim que o casal nos bancos de areia foi embora, não vimos uma única pessoa durante todo o tempo que estivemos lá.

Charlie Beach Koh Mook

A ilha tem duas praias principais: a Praia Sivalai e a Praia Charlie, que era mais bonita, mais movimentada, e também conhecida como Praia de Farang, caso você esteja se perguntando sobre a clientela que atrai.

As duas praias estão em lados opostos da ilha, separadas por alguns quilômetros ao longo de uma estrada tranquila e sinuosa que atravessa a selva. Uma manhã, decidimos caminhar até lá.

Talvez não fosse a melhor decisão na quente e fumegante Tailândia, mas significava que assim que chegássemos à areia, trinta minutos depois, poderíamos largar nossas coisas e imediatamente entrar na água quente.

Praia em Koh Mook

Infelizmente, não escolhemos o melhor dia para visitar Charlie Beach. Estava nublado e cinza, com umidade no ar, mas às vezes essas são as melhores condições para dias de praia. Ainda estava quente, mas não precisávamos nos preocupar em ficar suados, queimados de sol e desconfortáveis.

Era lindo, porém, com falésias de calcário e selva em volta da areia, e ainda muito poucas pessoas para uma praia na Tailândia.

Depois de algumas horas, decidimos comprar algumas espreguiçadeiras no Mong Bar, onde comi um dos melhores shakes de manga da minha vida. Ficou ainda melhor quando o barman ficou feliz em despejar algumas doses de vodca no copo para mim.

garota em um barco longtail na Tailândia

Uma das melhores atividades em Koh Mook – senão em toda a Tailândia – é visitar a Caverna Esmeralda.

Apenas Uau.

Uau uau uau.

Foi facilmente uma das três melhores experiências que já tive na Tailândia.

A Caverna Esmeralda é na verdade um sumidouro que só pode ser acessado pelo mar. Você precisa alugar um barco longtail para levá-lo até a costa oeste de Koh Mook e, em seguida, atracar do lado de fora de um pequeno túnel escuro.

Em seguida, você vai pular na água com uma lanterna na cabeça e nadar por um túnel escuro – cerca de 70 metros ou mais – até chegar ao outro lado.

Ao emergir da escuridão, você será saudado pela praia de areia branca mais imaculada, cercada por penhascos de calcário e invisível de qualquer outro lugar da ilha.
fila de caverna esmeralda em koh mook

Quando alcançamos a entrada da caverna, eu me encolhi.

Ah não, Sussurrei, quando avistei a enorme fila de coletes salva-vidas laranja emergindo da escuridão. Minhas fantasias de sair da caverna e me sentir como se fosse parar em uma bela ilha deserta estavam desaparecendo rapidamente.

Veja, a Caverna Esmeralda é uma grande atração para os turistas na província de Trang, e mesmo que os viajantes não optem por ficar em Koh Mook, eles quase sempre optam por uma viagem de um dia.

Quando você combina esses altos níveis de turismo com o fato de que você só pode visitar na maré baixa, fica difícil ver a caverna sem ninguém por perto.

Ainda assim, pelo menos essas pessoas estavam saindo em vez de entrar, então cruzei os dedos e saltei no mar.

Caverna Esmeralda de Koh Mook

Nadar pela caverna escura foi um pouco estressante, especialmente quando decidimos cobrir nossas lanternas para ver o quão escuro realmente estava. Resposta: muito. Com as tochas acesas, mantive meus olhos focados em frente, não querendo descobrir quantos morcegos estavam pendurados acima. Resposta: muitos.

Quando viramos a esquina da caverna e vimos um raio de luz, sorri.

Quando a cena à nossa frente entrou em foco e percebi que havia apenas três outras pessoas na praia, sorri.

Como havíamos cronometrado tão bem?

Cada foto que você vê online mostra a praia lotada de gente, mas de alguma forma conseguimos programar nossa visita perfeitamente.

Remamos suavemente pelas águas turquesa imóveis até que pudéssemos ficar em pé, e então vadeamos até a praia mais maravilhosa. Eu me senti como se estivesse em Piratas do Caribe ao girar em círculos maravilhados.

Olhei para o céu, para os enormes penhascos que se erguiam acima de nós; no céu azul acima. Aqui está um pequeno vídeo de drone de como é o sumidouro visto de cima:

Quão incrível é isso?

Foi simplesmente uma das experiências mais legais da minha vida, e fiquei feliz por ter passado aqueles poucos minutos especiais em que havia apenas um punhado de pessoas explorando aquele pequeno pedaço de areia.

Claro, não durou muito.

Três minutos depois de se maravilharem sem parar com a paisagem, uma dúzia de pessoas em uma excursão apareceu no local. Normalmente, eu interpretaria isso como minha deixa para sair, mas fiquei tão impressionado com esta pequena praia isolada, que fiquei mais meia hora, remando na água, sentado nas pedras e nadando para dentro e para fora do túnel escuro para ver a areia emergir da escuridão novamente.

Se você estiver indo para a província de Trang, você devo vá ver a Caverna Esmeralda.

Palmeira na Tailândia

De volta a Koh Mook, rapidamente caí na rotina que me fez declarar esta ilha a melhor da Tailândia.

Havia uma pequena padaria francesa na ilha – Miss Island Bakery – que servia um excelente café da manhã com seu pão recém-assado, e era sempre, sempre onde íamos para o café da manhã. Acredite em mim: é um dos melhores lugares para comer da ilha.

Depois do café da manhã, seguiríamos para a praia de Sivalai para relaxar, ler livros, tomar banho de mar, observar os longtails passando.

O almoço normalmente seria no Sugar’s – meu restaurante favorito na ilha. A comida era tão boa e a equipe tão adorável que normalmente também voltávamos para os jantares.

Lá estava nossa senhora de smoothie favorita na ilha, que visitamos no meio da tarde – sua barraca marcada no Google Maps como Smoothie de frutas frescas em Koh Mook – que sempre preparou um batido lindo de abacaxi ou manga para mim e um batido de coco para o Dave.

Todos os dias, parávamos e conversávamos com a adorável mulher de um dos agentes de viagens com quem tínhamos feito amizade após reservar nossa viagem para a Caverna Esmeralda. Ela nos contava histórias sobre como Koh Mook costumava ser – que o pai dela viveu aqui toda a sua vida e nos anos 60 ele foi o primeiro residente a ter uma TV. Ele costumava cobrar dos moradores da ilha 10 Baht para entrar em sua casa e assistir aos programas com ele.

vista da praia koh mook

De volta à Praia de Sivalai pela manhã

À tarde, relaxávamos em nossa pousada para tirar uma folga do sol ou saíamos para dar uma volta pela ilha. Há uma caminhada na selva que leva você ao norte da ilha para outra praia deserta. Há uma vila de pescadores local que é sempre interessante para passear. E, claro, sempre há a opção de pegar um segundo shake de frutas do dia.

À noite, esbarrávamos no bar de reggae mais silencioso de todo o país e frequentemente seríamos os únicos convidados – a cena da festa é moderada em Koh Mook – e depois parávamos na moça das panquecas para um lanche noturno. Eu geralmente optava por uma panqueca de caramelo de banana que levava para o quarto e comia fora enquanto ouvia o zumbido dos grilos.

Praia de Koh Mook

Uma praia de Koh Mook acessível apenas por barco. Isso era bem ao lado da Caverna Esmeralda

Antes de passar um tempo em Koh Mook, eu costumava dizer que minha ilha favorita era Koh Yao Noi. Foi pelas mesmas razões.

Nenhuma delas é a ilha mais bonita da Tailândia. Eles não têm as melhores praias, as paisagens mais deslumbrantes, muitas oportunidades para mergulho livre.

Mas o que eles têm é falta de multidões, um clima mais descontraído, habitantes adoráveis, comida excelente e uma nítida falta de um cenário de festa. São ilhas onde você pode passar semanas em vez de dias, sentindo-se parte de uma comunidade, e não apenas visitantes de passagem. São lugares que parecem um lar se você pudesse descobrir uma maneira de viver na Tailândia por um longo prazo. São lugares que dão boas-vindas e quando você passa algum tempo neles, você se sente em paz e como se pertencesse a eles.

Sim, adorei absolutamente tudo em Koh Mook.

koh muk

Charlie Beach em um dia mais ensolarado

Koh Mook parece o tipo de ilha em que você gostaria de passar o tempo?